ABORDAGENS ÁGEIS: ADAPTAÇÃO A UM NOVO PARADIGMA PELO PROFISSIONAL DE TI – O PAPEL DO TREINAMENTO
Palavras-chave:
habilidades, scrum, entregas, conhecimento, transformaçãoResumo
Com a necessidade de Tecnologia da Informação [TI] responder de forma ágil e com qualidade a demanda por parte das organizações e clientes, em uma realidade de negócio marcada por dinamismo, incertezas e padrões tecnológicos em constante mudança, uma nova forma de entregar produtos e serviços vem ganhando espaço: abordagens ágeis, notadamente o “Scrum”. Para colher os benefícios da adoção do Scrum, os profissionais precisam entender a forma de atuar e seus conceitos. O objetivo deste estudo é identificar o como e o porquê os profissionais de Tecnologia da Informação [TI] buscam este conhecimento; quais são as principais
habilidades que entendem precisar para trabalhar com tais abordagens, e como visualizam a aplicabilidade destas em seu dia a dia. De forma a responder a estes questionamentos, o primeiro passo foi uma revisão na literatura de forma a identificar o que tem sido produzido dentro do tema. Foi identificado que o tema, sobre o ponto de vista de aprendizado, vem sendo
pouco explorado, e se foca mais nos usos que vem se fazendo das abordagens e práticas ágeis. No segundo passo, foi realizada uma pesquisa voltada a profissionais que procuraram treinamento formal em abordagens ágeis, em que foi identificado que novas oportunidades ou perda de oportunidade pelo não conhecimento são os maiores impulsionadores ao aprendizado