ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE PEQUENO PORTE
Palavras-chave:
Internacionalização, Empresas de pequeno porte, EstratégiasResumo
Muitos são os aspectos a serem considerados quando se pensa em internacionalizar uma empresa. Enquanto organizações maiores dispõem de grandes estruturas físicas, de pessoal e condições financeiras satisfatórias, as empresas de pequeno porte apresentam custos de manutenção reduzidos, com baixo ou nenhum valor de aluguel, por exemplo, quantidade mínima de funcionários e seus respectivos encargos, além de baixo lastro de investimentos e flexibilidade nas tomadas de decisão. Apesar da aparente vantagem que as empresas de grande porte possuem no momento de ampliar seus mercados para níveis internacionais, é possível afirmar que as micro e pequenas empresas também representam uma fatia significativa de
oportunidades, desde que escolham as estratégias adequadas a partir do estudo aprofundado do novo mercado, encarando os desafios que se apresentarão ao longo da jornada. Este trabalho objetiva, por meio de revisão bibliográfica, demonstrar as possíveis estratégias de internacionalização que podem ser adotadas por empresas brasileiras de pequeno porte, seus
diferenciais competitivos e desafios gerenciais na busca por escalabilidade em seus negócios, levando em consideração a diversidade social e cultural em um mundo globalizado