MARKETING PARA IMPULSIONAR O ESG COMO AGENTE TRANSFORMADOR ORGANIZACIONAL E SOCIAL:Case Copel
Palavras-chave:
Organizacional, Estratégia, Copel, ESG, MarketingResumo
As empresas buscam frequentemente melhorar processos, a qualidade
de produtos e serviços, e ter eficiência para gerar lucro. Porém, há
mudanças que não partem da própria empresa, mas sim da sociedade,
como é o caso do ESG. A demanda para que as empresas tenham
responsabilidade ambiental, social e de governança gera um processo
de transformação como um todo, especialmente pela facilidade
informacional que se vive atualmente com a internet, que leva o público
consumidor a ter mais exigência e seletividade. Estabelecer estratégias
de marketing para manter uma empresa ESG competitiva, gerar valor e
converter vendas deve ser uma prioridade, mas com planejamento e
ferramentas adequadas, considerando o público-alvo, a plataforma de
divulgação, o formato e a linguagem adequada para cada variável. Por
isso, este artigo traz uma pesquisa baseada em revisão bibliográfica e
indutiva, com a exemplificação do caso da Copel, que conclui que o marketing é peça chave para impulsionar o ESG como agente de transformação na empresa.