Revisão Teórico-Empírica das Práticas de Psicoeducação com Crianças no Parada Jovem IV: Impactos e Resultados
Palavras-chave:
Emoções, Infância, Assertividade, Manejo, PsicoeducaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo, introduzir o projeto de extensão, Emoções no Parada
Jovem IV, orientado pelo Prof. Dr. Gabriel A. Burani, assim como apresentar os resultados
obtidos empiricamente em decorrência dos encontros de psicoeducação realizados. O projeto
teve como objetivo a realização de encontros semanais, com crianças de idades entre 9 a 11
anos, participantes do projeto Parada Jovem IV, na cidade de Itapetininga- SP, a fim de debater
as emoções e sentimentos, evidenciando a importância de seu reconhecimento e manejo
assertivo. Em cada encontro semanal, foram apresentadas diferentes emoções, como a alegria,
raiva, tristeza e medo. Foram abordados aspectos como a sua função, as motivações que podem
desencadear estas e as formas de maneja-las, destacando principalmente a relevância de sua
compreensão. Como sugere Franco (2013), a compreensão emocional na infância, é um
componente-chave para uma competência emocional, sendo um fator importante para o
desenvolvimento infantil.