INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL: PROMOVENDO CONSCIENTIZAÇÃO E QUEBRANDO ESTIGMAS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Saúde Mental, Conscientização, Estigma, Intervenção Educacional, AutoconsciênciaResumo
O projeto de intervenção em saúde mental foi desenvolvido visando promover a
conscientização, reduzir o estigma e fornecer apoio prático em duas instituições educacionais:
a Escola Municipal Oscar Kurtz de Camargo e o Centro Municipal de Educação Profissional
de Itapetininga (CEPROM). Por meio de palestras, dinâmicas de grupo e campanhas educativas,
abordou-se a importância da saúde mental, incentivando discussões abertas sobre emoções e
transtornos mentais. A fundamentação teórica baseou-se em conceitos de autoconsciência,
educação crítica e princípios éticos, que orientaram todas as etapas da intervenção. Os
resultados indicaram um aumento significativo no interesse e na compreensão dos temas
relacionados à saúde mental, com uma mudança positiva no comportamento dos participantes.
Além disso, foram estabelecidas linhas de apoio e facilitado o acesso a serviços especializados.
O projeto demonstrou a eficácia das estratégias empregadas, destacando a importância de
intervenções educativas para promover uma cultura de empatia e compreensão em relação à
saúde mental, desde a juventude até a idade adulta.