CHATBOTS E TUTORES VIRTUAIS INTELIGENTES: SUPORTE EDUCACIONAL INCLUSIVO PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
acessibilidade acadêmica, inclusão digital, retenção estudantil, suporte adaptativo, tecnologia educacionalResumo
Esta pesquisa investiga o uso de chatbots e tutores virtuais com Inteligência Artificial (IA) como ferramentas de suporte para estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) no ensino superior brasileiro. O estudo parte da constatação de que
a inclusão digital no ambiente educacional enfrenta desafios significativos, tanto em infraestrutura quanto em práticas pedagógicas, limitando o acesso e a personalização do ensino para esses estudantes. A problemática central é compreender como esses recursos tecnológicos podem ser integrados de forma eficaz para promover a inclusão acadêmica. O objetivo principal é analisar o papel dos chatbots e tutores virtuais na promoção de um ensino inclusivo e adaptativo. Metodologicamente, a pesquisa adota o paradigma neoperspectivista giftedeano e as teorias da aprendizagem significativa da inclusão educacional, da inteligência artificial e do suporte educacional adaptativo, aplicando o método hipotético-dedutivo e uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa. Foram consultadas as bases Scopus, Web of Science e SciELO, resultando em 53 estudos analisados. Os principais achados mostram que os chatbots e tutores virtuais contribuem para a personalização e retenção de estudantes com NEEs, mas enfrentam barreiras tecnológicas e culturais. As limitações incluem a ausência de uma aplicação prática e a análise restrita ao contexto brasileiro. As contribuições teóricas, metodológicas e empíricas reforçam a necessidade de políticas educacionais inclusivas, agregando valor ao campo da inclusão educacional e ao desenvolvimento de práticas que promovam a equidade no ensino superior.