APOIO AO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Autores

  • Jeferson de Oliveira Silva Autor
  • Sandra Rodrigues da Silva Autora

Palavras-chave:

Desenvolvimento pessoal, Ensino médio, Habilidades socioemocionais, Identidade racial, Orientação profissional

Resumo

Este artigo analisa um projeto de intervenção focado no desenvolvimento pessoal e profissional
de estudantes do ensino médio, abordando habilidades como autoconfiança, comunicação,
orientação profissional e identidade racial. O projeto foi composto por nove encontros semanais
que incluíram atividades de elaboração de currículos, simulações de entrevistas e rodas de
conversa sobre temas sociais e questões raciais. Baseando-se em obras fundamentais sobre
identidade e preconceito racial, como *Tornar-se Negro* de Neuza Santos Souza, os alunos
puderam refletir sobre sua identidade e discutir como o racismo impacta suas vidas e aspirações.
A intervenção também incentivou habilidades de oratória e emocionais, fundamentais para o
ambiente acadêmico e de trabalho. Os resultados indicam que esses tipos de intervenção são
eficazes para melhorar a segurança emocional e a visão profissional dos estudantes, equipando-
os com ferramentas para enfrentar desafios futuros e desenvolver uma visão mais positiva de si
mesmos.

Downloads

Publicado

13-06-2025

Artigos Semelhantes

1-10 de 71

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.