DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Francisco Edilson Soares Araújo Soares Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem, Matemática, Escola, Tempo Integral

Resumo

O presente estudo versa sobre as dificuldades na aprendizagem matemática de alunos do Ensino Médio em uma escola pública estadual em tempo integral, e se propõe a obter uma compreensão mais aprofundada dos fatores que contribuem para essas dificuldades e propor estratégias
eficazes para superá-las. O estudo é de grande relevância, pois contribui para a melhoria da qualidade da educação, a redução das desigualdades educacionais e a preparação dos alunos para um futuro acadêmico e profissional de sucesso. Para tanto estabeleceu-se como objetivos da pesquisa: identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino médio em relação à aprendizagem da matemática, analisar os desafios de adaptação vivenciados pelos alunos do ensino médio em uma escola em tempo integral, propor estratégias e intervenções educacionais que possam contribuir para superar as dificuldades na aprendizagem matemática e facilitar a adaptação dos alunos nesse ambiente educacional, além de contribuir para a reflexão acerca das práticas pedagógicas, políticas educacionais e formação docente no contexto da escola pública em tempo integral. Para alcançar tais objetivos pensou-se como estratégia
metodológica uma abordagem de natureza qualitativa que permitisse compreender a experiência dos alunos e professores em relação à aprendizagem matemática e uma abordagem quantitativa para coletar dados sobre o desempenho dos alunos em testes e avaliações matemáticas. Como referencial teórico escolhemos textos de Vygotsky (1996), Gardner (1995),
Oliveira (2017) e Ausubel (1982), dentre outros autores. O referencial teórico nos forneceu embasamento conceitual e teórico para a pesquisa, permitindo uma compreensão mais abrangente das dificuldades na aprendizagem matemática dos alunos do Ensino Médio em uma escola pública estadual em tempo integral. A pesquisa permitiu identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à aprendizagem da matemática, como lacunas conceituais, falta de base sólida, desmotivação e desinteresse. Essas dificuldades têm impacto direto no desempenho dos estudantes e requerem intervenções educacionais adequadas.

Publicado

19-07-2024

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