EMPREGO DAS PLATAFORMAS ADAPTATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: LanguageTool
Palavras-chave:
Plataformas adaptativas, LanguageTool, Textos, EnsinoResumo
A presente pesquisa visa analisar o uso da plataforma adaptativa LanguageTool na matéria de Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional, e a melhoria que ela proporciona para o ensino-aprendizado dos alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio integrado ao técnico de uma escola técnica estadual na Zona Leste de São Paulo. A análise foi baseada nos dados
divulgados pela docente em seus registros escolares, bem como em pesquisas bibliográficas e webgráficas referentes às plataformas adaptativas, e especificamente sobre a plataforma LanguageTool. Num primeiro momento, fez-se uma breve apresentação sobre o conceito de plataformas adaptativas, em seguida sobre o site LanguageTool. Posteriormente, a pesquisa aborda o contexto da escola, da turma e da matéria que a docente leciona, e, em seguida, explora o uso do site LanguageTool e sua contribuição para a melhoria no ensino e aprendizado na produção de textos. Por último, são apresentados os resultados obtidos, com fundamentação teórica sobre o impacto dessa tecnologia no processo educacional. O estudo de caso permitiu identificar que a plataforma estudada apresentou resultados positivos no processo de aprendizagem da gramática normativa, na produção de textos e facilitou a tarefa de correção para a docente