TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO – UM POTENCIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO FACILITADOR NA TRAGETÓRIA ENSINO-APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Tecnologia pedagógica, Evolução da aprendizagem, Educação digitalResumo
O emprego de ferramentas tecnológicas na educação trazem impactos significativos nas metodologias de ensino e aprendizagem. A primeira alteração relevante no processo de aprendizagem aconteceu com a socialização da escrita, e atualmente estamos passando aceleradamente de uma cultura letrada para uma cultura digital, onde o texto escrito não é mais
um recurso priorizado para a difusão do conhecimento, tendo em vista que os recursos digitais estão ganhando mais espaço na educação. O avanço da tecnologia na educação é comprovado em diversas modalidades de ensino e os recursos tecnológicos devem ser empregados de acordo com o propósito educacional para que a aprendizagem estudantil não seja uma mera
informatização. As estratégias educacionais precisam estar bem definidas para serem um recurso pronto a colaborar com a instrução do aluno, tendo em mente que os métodos de ensino e aprendizagem estão sempre em constante evolução. É necessário ter a perícia e compreender que não basta reconhecer o potencial da tecnologia aplicada no ensino e identificar os objetivos propostos, o projeto pedagógico deve contemplar as características do corpo docente e discente do ambiente a ser trabalhado, de tal forma que a ação educacional efetivada possibilite a formação de pessoas éticas, críticas e autônomas em suas concepções.