REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL COMO FERRAMENTAS INCLUSIVAS:POTENCIAL TRANSFORMADOR NO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores

  • Álaze Gabriel do Breviário Autor
  • Sônia Maria Dias Autora
  • Denise Oliveira da Rosa Autora
  • Adriana Cunha Macedo Autora
  • Luiz Cláudio Locatelli Ventura Autor
  • Luiz Eduardo de Oliveira Neves Autor
  • Ana Paula Lisboa Ferreira Levy Autora
  • Pamela Arantes Fiamenghi Autora

Palavras-chave:

Inclusão digital, Adaptação acadêmica, Ambientes imersivos, Personalização educacional, Políticas institucionais

Resumo

Este estudo investiga o papel das tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) na inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) no ensino superior. A inclusão digital e o acesso a ambientes de aprendizado personalizados são desafios crescentes no contexto educacional brasileiro, especialmente em instituições públicas. A pesquisa busca entender como a RA e RV podem facilitar a inclusão acadêmica desses estudantes, adaptando-se a suas necessidades específicas. O objetivo principal foi analisar o impacto dessas tecnologias em ambientes educacionais inclusivos. Adotou-se o paradigma
neoperspectivista gifetedeano e utilizou-se as teorias da complexidade computacional, aprendizagem significativa, mediação pedagógica e representações mentais. O método hipotético-dedutivo estruturou a investigação, com uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa baseada em Scopus, Web of Science e Scielo, resultando na análise de 53 estudos. Os principais achados apontam que RA e RV promovem aprendizado interativo e adaptável, mas revelam a carência de políticas públicas e infraestrutura adequada para sua implementação plena. As limitações incluem a falta de dados longitudinais e experimentais no contexto brasileiro. A pesquisa contribui para a teoria e prática ao demonstrar a relevância das tecnologias imersivas para a inclusão acadêmica e ao propor diretrizes para sua aplicação. Este trabalho agrega valor ao promover uma educação mais acessível e adaptada, beneficiando não só o ensino superior, mas a sociedade como um todo.

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Publicado

15-10-2025

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