A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E NO PROCESSO DA INCLUSÃO DIGITAL NO SÉCULO XXI
Palavras-chave:
Integração, Inclusão digital, Formação do professor, Tecnologias digitaisResumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação passaram a fazer parte do ambiente escolar e de inúmeros professores. Assim, a inserção e utilização das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem vem modificando os pensamentos e atitudes dos sujeitos. Mesmo, que ainda, vários docentes adotam uma posição defensiva ao uso dessas ferramentas digitais. Seja pelo receio ou até mesmo a insegurança de se aprender essas ferramentas e repassar atividades para seu alunado. O objetivo do paper mostrar a integração das tecnologias digitais na formação do professor e no processo da inclusão digital no século XXI. Foi apresentado que as políticas
públicas são essenciais para diminuir a exclusão digital no País. Em destaque foi mencionado o Programa Nacional de Informática na Educação, criado em 1997, e os Núcleos de Tecnologia Educacional, o primeiro com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos pelo uso das tecnologias e o segundo foi desenvolvido para a familiarização dos
professores no as tecnologias digitais. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 de agosto a 25 de agosto do ano corrente, através de pesquisa exploratória e bibliográfica de sites especializados, como o google acadêmico. Portanto, as TICs são ferramentas de apoio à educação para a melhorar o ensino e aprendizagem dos sujeitos.