TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA
Palavras-chave:
Tecnologias, Pedagogia, Tecnologias em sala de aulaResumo
Esse estudo tem como objetivo analisar a integração dos princípios tecnológicos e pedagógicos para o uso de tecnologias em sala de aula. Quanto à metodologia de estudo, trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório. O problema de integrar a tecnologia ao processo
de ensino e aprendizagem tornou-se perene. Existem desafios que levam ao uso limitado de tecnologia para apoiar a instrução, incluindo falta de computadores, falta de habilidade com computadores e intimidação com computadores. Embora isso possa afetar o sucesso da integração da tecnologia e pedagogia, deve-se reconhecer que o grau de sucesso dos professores no uso da tecnologia para o ensino pode depender em parte de sua capacidade de explorar a relação entre pedagogia e tecnologia. O artigo mostra que a integração da tecnologia é percebida de maneira restrita e que tal percepção pode dificultar a compreensão dos professores sobre o
escopo da tecnologia na educação. A integração da tecnologia deve ser considerada junto com as questões envolvidas no ensino e na aprendizagem. Essas questões incluem o desenvolvimento de objetivos de aprendizagem, seleção de métodos de instrução, feedback e estratégias de avaliação e avaliação, incluindo atividades de acompanhamento. A tecnologia utilizada para o ensino e a aprendizagem deve ser considerada parte integrante da instrução e não um objeto exclusivo dela mesma. Ver a integração da tecnologia de uma perspectiva ampla fornecerá aos professores a base necessária para implementar a tecnologia na sala de aula com mais sucesso.