OS DESAFIOS DA DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
Novas tecnologias, Inclusão escolar, Processo de aprendizagem, Educação inclusiva, Tecnologias educacionaisResumo
O presente texto aborda uso das novas tecnologias em sala de aula como forma de inclusão dos alunos no processo escolar, principalmente, as minorias que são tão discriminadas no dia a dia. Nossa sociedade está adaptando suas formas de convivência para o bem comum, sendo primordial o respeito à dignidade da pessoa humana. O desenvolvimento do conhecimento com o respeito a diversidade é parte fundamental de uma sociedade livre, justa e solidária. É sabido, que a educação é uma das bases para a construção de uma sociedade equilibrada, desenvolvida e que respeita os direitos humanos. Esses grupos minoritários devem ser protegidos pela lei e pelo Estado, para que não sofram discriminações e sejam excluídos do processo educacional. As escolas devem inserir todos os alunos em seu processo, inclusive, adotando políticas públicas de inclusão para essas classes marginalizadas como forma de corrigir distorções sofridas por eles. Assim, inegável a importância do desenvolvimento do capital intelectual dessas pessoas para sua inserção no mercado econômico. Assentado no potencial das tecnologias educacionais inclusivas, este artigo visa descrever a relevância do uso das plataformas e aplicativos pedagógicos de modo a incluir todos os alunos no âmbito escolar. O estudo justifica-se pela necessidade de se conhecer as leis referentes a inclusão social, a importância do aperfeiçoamento do professor sobre o tema, as vantagens de um ambiente inclusivo na construção do emocional do aluno. Os pontos negativos que demonstram a falta de recursos públicos para melhorar essa inclusão social. O uso universal da internet possibilita o desenvolvimento de mecanismos comprometidos com o desenvolvimento educacional e
emocional de todos os alunos. O professor tem um papel fundamental na construção de uma consciência no aluno de ética e igualdade, mas a família e o Estado que juntos devem inserir mecanismos capazes e produzir essa inclusão.