A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL NOS IES COMO USO DOS RECURSOS DA WEB 2.0

Autores

  • Lucidalva Almeida dos Anjos Autor

Palavras-chave:

Web 2.0, Instituições de Ensino Superior, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

O objetivo do trabalho abordou a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto educacional das Instituições de Ensino Superior, com o uso dos recursos da Web 2.0. Assim, a inserção e utilização das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem vêm modificando os pensamentos e atitudes dos sujeitos. No decorrer deste
artigo, foram apresentados alguns questionamentos em relação à integração dos recursos tecnológicos digitais nas práticas educacionais remotas. Além disso, destacou-se um estudo de caso do artigo "Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por docentes do Ensino Superior durante a Pandemia da Covid-19", no qual foi realizado um questionário
estruturado com 48 docentes do ensino superior. O questionário foi desenvolvido para a coleta de dados por meio da plataforma Google Forms. Também foram mencionadas as principais ferramentas da Web 2.0, que se destacam como fundamentais para as práticas de ensino não presenciais, incluindo Podcasts, Wikis, Blogs, Google Docs, YouTube, entre outros, conforme mencionado por alguns autores. Para a elaboração deste artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando fontes especializadas da Google, como o Google Acadêmico, entre os dias 15 de setembro a 28 de setembro do corrente ano. Portanto, as TICs são ferramentas de apoio à educação para melhorar o ensino e a aprendizagem dos sujeitos.

Publicado

04-07-2024

Artigos Semelhantes

1-10 de 110

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.