GESTÃO E O CURRÍCULO NO CONTEXTO ESCOLAR: Educando na diversidade e o uso das tecnologias
Palavras-chave:
Currículo, Diversidade, Gestão Escolar, Tecnologias DigitaisResumo
O presente artigo consiste em uma revisão teórica sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs como ferramentas facilitadoras para o processo de inclusão nos ambientes educacionais de um currículo que valorize e aborde a diversidade, superando os desafios impostos pelas diferentes configurações da sociedade em que vivemos. A busca por uma educação significativa para todos e que acolha a diversidade existente no contexto escolar constitui o foco dessa investigação. Dentro do contexto histórico, observamos que, com o incentivo do Governo Federal, as escolas intensificaram o uso das mídias, proporcionando novas abordagens pedagógicas para sua inserção nas escolas. Além disso, o papel da Gestão
Escolar foi fundamental nesse processo, permitindo a implantação de projetos no ambiente educacional que propiciem aos professores repensar suas práticas e experimentar novas possibilidades pedagógicas aliadas às TDICs.