A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM CONTABILIDADE GERENCIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Palavras-chave:
Contabilidade, Gerencial, Negócios internacionais, Tomada de decisão, ComunicaçãoResumo
A globalização já é realidade desde o século passado, porém ela exige cada vez mais capacitação por parte das empresas e dos tomadores de decisão. A ferramenta da contabilidade gerencial é uma aliada para análise interna e
externa ao negócio e se torna mais complexa quando se trata de negócios internacionais, pois exige posicionamento mais assertivo da empresa para que não sucumba. A comunicação é importante e estratégica em todo o processo, uma vez que constrói pontes entre esses processos de modo dialógico, como uma via de mão dupla para uma linguagem mais assertiva, menos técnica, de modo que facilite o entendimento dentro do que o tomador de decisão precisa. Por isso, este artigo traz, por meio de método indutivo de análise bibliográfica, observações da importância da comunicação no contexto do processo de tomada de decisão dentro da contabilidade gerencial no ambiente de negócios internacionais, cuja conclusão demonstra que a comunicação efetiva em linguagem mais simples, de modo que leve as informações que o tomador de decisão precisa, é construída como uma via de mão dupla para o melhor resultado da organização.