A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS NO CENÁRIO ATUAL
Palavras-chave:
Internacionalização, Oportunidades, Desafios, Estratégias, CompetitivaResumo
O presente trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa para responder questões sobre a globalização, a
internacionalização das empresas e seus impactos na economia contemporânea. A globalização refere-se à integração das diferentes economias numa só economia global, principalmente pela livre circulação de bens, capitais e pessoas. Já a internacionalização refere-se à crescente importância do comércio internacional, relações internacionais, tratados, alianças entre nações, entre outros. A globalização é uma realidade incontornável, em que inúmeras empresas, países e outros agentes econômicos participam de uma economia cada vez mais global e afetam os fluxos de mercadorias, capital, serviços e pessoas, criando novas oportunidades, mas também desafios levando ao fenômeno da internacionalização como forma de sobrevivência. As empresas entram no
mercado internacional por razões diferenciadas e em busca de benefícios e competitividade, mas também deparam-se com grandes desafios. Para obter sucesso na internacionalização de seus negócios, as empresas devem
aprender como os clientes, concorrentes e autoridades públicas agem e reagem em diferentes situações e, para isso, é importante não só o conhecimento, mas também a obtenção de experiência e estratégias diferenciadas para se manterem competitivas.