O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA POSSIBILIDADE REAL PARA A LOTAÇÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
DOI do capítulo: 10.29327/5443866.1-8
Palavras-chave:
Inteligência artificial, Gestão pública, Recursos HumanosResumo
O uso da Inteligência Artificial (IA) é uma realidade em muitas atividades e organizações, principalmente no mercado das empresas privadas. Apesar de ser uma tecnologia que compõe diversas ações do dia a dia, tais como os assistentes virtuais da Apple e da Amazon, o funcionamento do GPS, o serviço de streaming da Netflix por meio de seu motor de recomendação, entre outros, a IA tem sua aplicabilidade despercebida pela maioria das pessoas. No mundo corporativo, há diversas outras possibilidades de aplicações e, neste sentido, uma das áreas em que a Inteligência Artificial pode ser usada é no processo de lotação de pessoas nos órgãos públicos,
com o viés de reduzir os riscos de uma má escolha. Tendo como viés de pesquisa a carreira pública, na qual a seleção de pessoal difere dos procedimentos utilizados na iniciativa privada, este estudo tem foco em uma etapa após a seleção por meio do concurso público, que é a escolha do setor em que o servidor será destinado, chamado processo de lotação. Assim, por meio de revisão bibliográfica, será exposto o conceito de Inteligência Artificial e sua importância na área de Gestão do Conhecimento, pontuando as possibilidades de sua aplicação a fim de permitir uma escolha mais assertiva na destinação das pessoas dentro das organizações públicas, considerando as habilidades e competências individuais, experiências anteriores e sua formação acadêmica, independente do cargo para o qual foi aprovado na seleção realizada (concurso), tornando esse processo inovador no ambiente público.