EXPLORANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DE ITAPETININGA/SP

Autores

  • Caroline Furtado Cruz Autora
  • Isis Maria Amaral Costa Matsuura Autora
  • Juliana Milanês Camargo de Barros Autora
  • Rafaela Aparecida de Camargo Silva Autora
  • Sidnei José Machado de Andrade Autor
  • Yves Ferreira de Oliveira Autor

Palavras-chave:

educação inclusiva, Desafios, Impactos

Resumo

A presente pesquisa abordará o tema a implementação e os desafios da educação inclusiva no
município de Itapetininga/SP, com base nas abordagens, implementação e os desafios da
educação inclusiva no Brasil no desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos estudantes
com necessidades especiais. A Educação Inclusiva, tem como principal objetivo garantir a
inclusão de todos os alunos, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas, nas salas
de aula regulares, proporcionando as adaptações e apoios necessários para atender às
necessidades educativas individuais. O objetivo da pesquisa é avaliar os impactos da educação
inclusiva sobre alunos com e sem deficiência, identificar desafios enfrentados por gestores e
professores no processo de inclusão e propor estratégias para a melhoria da prática inclusiva nas
escolas. A pesquisa utilizará bases de dados como livros, artigos acadêmicos, leis, e documentos
institucionais sobre educação inclusiva e psicologia escolar. O estudo utilizou uma abordagem
quantitativa e exploratória, com coleta de dados por meio de questionários online aplicados a 54
profissionais da educação. As questões abordaram infraestrutura, preparo docente, adaptações
curriculares e o impacto da colaboração com outros profissionais, como psicólogos escolares.
Espera-se que o estudo forneça uma compreensão aprofundada sobre a importância de investir
na formação continuada de professores, ampliar os recursos materiais e estruturais das escolas e
fortalecer parcerias com famílias e profissionais de saúde. Além disso, enfatiza o papel
fundamental da psicologia escolar na promoção de práticas inclusivas, contribuindo para a
criação de um ambiente educacional mais equitativo.

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Publicado

13-06-2025

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