NOVO ENSINO MÉDIO: IMPACTOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Antonia Rejania de Araújo Gomes Autora
  • Thayla de Araújo Amorim Autora

Palavras-chave:

Professores , Tecnologias , Ensino , Médio , Formação

Resumo

O presente artigo relata como aconteceu o processo de implantação da proposta do Novo Ensino Médio numa escola de ensino médio em tempo integral da rede de ensino público do Estado do Ceará, seus impactos e possibilidades na formação de professores. Apresenta os objetivos da
proposta do Novo Ensino Médio, seguido das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores durante o período de sua implantação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de forma amostral, através de formulário digital aplicado aos docentes. A pesquisa revelou a necessidade de formação continuada de professores, especialmente sobre os componentes curriculares: Projeto de Vida, Núcleo de Trabalho Pesquisa e Práticas Sociais – NTPPS e Cultura Digital. Ademais, considera-se substancial o exercício da autogestão dos estudantes para a construção dos conhecimentos científicos e mudanças de atitudes que possam agregar valores ao seu projeto de vida e as suas relações interpessoais e intergrupais. Contudo, a pesquisa aponta fragilidades na formação inicial de professores em relação ao Novo Ensino Médio, sugerindo um diálogo entre o currículo dos cursos de Licenciaturas. Para subsidiar a
pesquisa contou-se com o embasamento teórico de renomados autores, como: Freire, Costin, Gatti, Pimenta, Piconez, Vasconcellos e Maggia e a legislação educacional brasileira.

Publicado

19-07-2024

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