ANÁLISE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL E DE INDICADORES EDUCACIONAIS

Autores

  • Luiza Bonfim Teixeira Lira Autora
  • Thaíssa Teixeira Lira Autora

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Inclusão Escolar, Censo Escolar

Resumo

Este artigo procura analisar a política de educação inclusiva no Brasil, através da realização de uma pesquisa qualitativa, através do levantamento bibliográfico sobre o histórico de políticas públicas e legislações referentes à educação inclusiva e análise documental nacional e internacional, bem como a análise de indicadores, tendo como base, dados do Censo Escolar 2022. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir desses indicadores, os impactos desse conjunto de políticas e legislações em relação à educação inclusiva, para compreender os avanços e limitações destas. Assim, a partir de uma análise crítica, constatamos limitações em relação à Inclusão Escolar, visto que essa inclusão não depende somente da
legislação, mas de uma mudança estrutural do sistema educacional e da concepção de inclusão pela sociedade e comunidade escolar.

Publicado

19-07-2024

Artigos Semelhantes

11-20 de 33

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.