GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO: VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO PARA A MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS

DOI do capítulo: 10.29327/5443866.1-6

Autores

  • Carmem Sulamita Ribeiro de Sousa Autora
  • Francisca Amália Castelo Branco Autora
  • Iraneide Targino Bastos Autora

Palavras-chave:

Serviço Público, Gestão de Pessoas, Foco

Resumo

Gerir pessoas é um processo que envolve muito mais do que estabelecimento de tarefas e metas. No setor público, especialmente, é necessário saber lidar e liderar pessoas, uma vez que o objetivo final do Estado não é o lucro, mas sim a prestação de serviços de qualidade ao cidadão. A modernização do serviço público exige cada vez mais a utilização de métodos para envolver e motivar as pessoas que fazer parte da máquina pública. Esta revisão da bibliografia de conceitos voltados à gestão de pessoas no serviço público aborda algumas políticas e métodos que proporcionam um melhor entendimento do grau de envolvimento do ser humano nas organizações. Sua importância justifica-se pela indispensabilidade de valorização do servidor, bem como pela necessidade de conscientização dos gestores quanto a isso e por buscar incentivar a participação direta do agente público no planejamento das ações
realizadas pelo setor em que atua, visando suprir as necessidades da população a ser atendida.

Publicado

29-10-2024

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